Judo @ School

JUDO @ SCHOOL

Num esforço para continuar a levar o Judo a um número cada vez maior de crianças e de jovens em idade escolar e procurando assumir o compromisso de tornar o seu desporto cada vez maior, a Federação Portuguesa de Judo, em articulação com a Secretaria de Estado do Ensino Básico e Secundário e a Direção Geral de Educação – Desporto Escolar, assumiu, em Portugal, a dinamização do projeto da União Europeia de Judo, “Judo at School”.

Através deste projeto, a Federação Portuguesa de Judo tem dinamizado, ao longo do país, ações de formação creditadas, destinadas a professores de Educação Física e do Desporto Escolar, com o objetivo os incentivar a incluir o ensino e a dinamização do Judo nas suas escolas.

O “Judo at School” é um projeto desportivo, com um fundo educativo, através do qual as crianças e os jovens em idade escolar poderão usufruir da prática Judo, em ambiente escolar, durante o seu período de atividades letivas.

Neste âmbito, foram já realizadas 10 ações de formação, orientadas pela Prof. Doutora Ágata Aranha, pelo Prof. Doutor José Mário Cachada (responsável nacional pelo projeto “Judo at School”), pelo Professor José Eiró e pelo Professor Carlos Santos, que envolveram cerca de 200 professores de Educação Física e do Desporto Escolar, ao longo de 250 horas (10 X 25 horas), no Porto, no Barreiro, em Faro, em Elvas, em Mafra, em Aveiro, em Beja, em Alcains, em Almeirim e na Póvoa de Varzim.

Acresce o facto de estarem previstas ações de formação que possibilitarão reunir os professores de Educação Física e do Desporto Escolar com os treinadores de Judo, no mesmo espaço formativo, com o intuito de possibilitar a colaboração entre profissionais de topo (treinadores), professores especializados no ensino do Judo (professores de Educação Física e treinadores) e professores de Educação Física e do Desporto Escolar.

Neste domínio, foram já realizadas 2 ações de formação, orientadas pelo Mestre Patrick Roux e pelo Prof. Doutor José Mário Cachada (responsável nacional pelo projeto “Judo at School”), em Odivelas e em Faro (dinamizado pela Associação

Distrital de Judo do Algarve e que, no caso em concreto, contou com a colaboração da Federação Portuguesa de Judo).

No próximo ano letivo (2016/2017), o “Judo at School”, no âmbito de uma experiência piloto, chegará (pela primeira vez com caráter regular) às crianças e jovens em idade escolar de 10 agrupamentos de escolas, já selecionadas pela Direção Geral de Educação – Desporto Escolar para a implementação deste projeto.

E, dizemos com caráter regular pois, em Mértola, cerca de 40 crianças e jovens em idade escolar, tiveram já contacto com o “Judo at School”, através do projeto “Escola em Férias”, dinamizado pelo Agrupamento de Escolas de Mértola e que, no caso em concreto, contou com a colaboração da Associação de Judo de Beja.

Por último, mas não menos importante, a Federação Portuguesa de Judo, no âmbito do projeto “Judo at School”, editou a versão portuguesa do “Learning Judo – Manual of Judo”, intitulado “Aprender Judo – Manual de Judo”, revisto pelo Prof. Doutor José Mário Cachada (responsável nacional pelo projeto “Judo at School”), pela Prof.

Doutora Ágata Aranha, pelo Professor José Eiró e pelo Professor Carlos Santos, e que chegará, em breve, a todas as crianças e jovens que tiverem contacto com o projeto “Judo at School”.