Catarina Rodrigues, Diretora de Atividades da FPJ, foi reconduzida no cargo de Diretora Desportiva da União Europeia de Judo e vai continuar o seu trabalho no Comité Executivo da UEJ durante o mandato 2016-2020. A notícia foi dada durante o Congresso Ordinário da UEJ realizado este sábado, dia 10 de dezembro, em Atenas (GRE), onde teve lugar a reeleição do atual Presidente da União, Sergey Soloveychik. Portugal esteve representado neste evento pelo Presidente da FPJ, José Manuel Costa e Oliveira.
O Comité Executivo é o órgão Diretivo da UEJ, sendo os membros eleitos para mandatos de 4 anos. Em 2012, ano em que Catarina Rodrigues foi eleita para o primeiro mandato, foi a primeira vez que uma mulher foi eleita para o cargo de Diretora Desportiva.
Catarina Rodrigues pertence desde 2010 à Comissão Desportiva da União Europeia de Judo, tendo tido a oportunidade de trabalhar em conjunto com diversas federações nacionais em vários eventos desportivos. Desde 1997 dirige o Setor de Atividades da Federação Portuguesa de Judo, responsável pela organização de provas nacionais e internacionais em Portugal, inclusive grandes eventos como Campeonatos da Europa e Opens Continentais.
Catarina Rodrigues é licenciada em Gestão do Desporto, pela Faculdade de Motricidade Humana e tem uma pós-gradução na mesma área.
Como atleta, teve uma carreira desportiva internacional com uma duração de quinze anos, entre 1990 e 2005, em que obteve entre outros resultados a medalha de bronze no Campeonato do Mundo de 2001, em Munique, duas medalhas de ouro em Taças do Mundo e quatro quintos lugares em Campeonatos da Europa. Em 2002 foi eleita atleta do ano pelo Comité Olímpico de Portugal, recebendo a Medalha Olímpica Nobre Guedes. Foi ainda quinze vezes Campeã Nacional, sempre em representação do Ginásio Clube Português.