Coreia do Sul domina com 7 Medalhas – Campeonato do Mundo de Judo para Cegos e Baixa Visão Odivelas 2018

Nov 17 2018

Coreia do Sul domina com 7 Medalhas – Campeonato do Mundo de Judo para Cegos e Baixa Visão Odivelas 2018

A competição individual do Campeonato do Mundo de Judo para Cegos e Baixa Visão – Odivelas 2018 terminou este sábado, no Pavilhão Multiusos de Odivelas, com a entrega dos últimos Títulos Mundiais. A prova encerra este domingo, 18 de novembro, com a competição de Equipas.

Sem atletas portugueses e com 130 Judocas nos tapetes, este segundo dia foi dedicado às categorias -63 kg, -70 kg e +70 kg femininas e -81 kg, -90 kg, -100 kg e +100 kg masculinas.

O Bloco de Finais correspondeu às expectativas, assistindo-se a grandes combates entre os Melhores Judocas Paralímpicos do Mundo. Song Lee Jin, da Coreia do Sul (-63 kg), Alana Martins, do Brasil (-70 kg), Hongyu Wang, da China (+70 kg), Jung Min Lee, da Coreia do Sul (-81 kg), Oleksandr Nazarenko, da Ucrânia (-90 kg), Zviad Gogotchuri, da Geórgia (-100 kg) eMohammadreza Kheirollanhzadeh, do Irão (+100 kg) venceram as Finais, sagrando-se Campeões do Mundo.

A nível coletivo, o destaque vai para a Seleção da Coreia do Sul, que durante os dois dias da prova individual alcançou 7 Medalhas (3 de Ouro, 3 de Prata e 1 de Bronze).

Resultados

Femininos

Masculinos

Recordamos que Magnos Nhanco obteve a melhor classificação portuguesa ao terminar no 9º lugar. Portugal esteve presente com 6 Judocas: Henrique Sousa (-60kg), Sérgio Mendes (-60kg), Miguel Vieira (-66kg), Magnos Nhanco (-66kg), Djibrilo Iafa (-73kg) e Ruben Gonçalves (-73kg), acompanhados pelo Treinador Nacional – Jerónimo Ferreira.

Esta edição do Campeonato do Mundo de Judo para Cegos e Baixa Visão bateu o Recorde de Participação (267 Judocas de 42 Países), sendo considerada a Maior de Sempre.

O Evento termina este domingo, 18 de novembro, com a competição por Equipas. Portugal está presente entre as 20 Seleções Masculinas. No feminino, vão estar 8 equipas em ação. Os combates têm início às 10h00.

Declarações:

Ruben Gonçalves – Treinador Nacional

“Amanhã vai ser uma prova muito interessante. Neste tipo de competições, quer seja em Clubes ou Seleções, estamos sempre a puxar uns pelos outros. Tal como na prova individual, é um grande prazer e um orgulho representar o país. Obviamente que vai ser complicado porque estamos apenas em 3 categorias, mas é importante para nós porque vamos fazer pelo menos mais um combate internacional, é mais uma experiência.”

Alana Martins (Brasil) – Campeã Mundial na categoria -70 kg

“Antes de mais quero agradecer ao técnico Alexandre Garcia. Se estou aqui hoje e ganhei é graças a ele. Foi um ano muito difícil, fiz uma cirurgia ao joelho e estive 6 meses sem competir. Tive apenas 3 semanas de treino para preparar este Mundial. Esta vitória deve-se a todos os que me apoiaram neste ano. É muita emoção, não tenho palavras. Foi o meu primeiro ouro, é uma conquista muito grande para mim e para o Judo Paralímpico brasileiro.”

 

Notas:

Fotografias: www.dropbox.com/sh/4nkshkmiylqfk1g/AABnKkrnKLnjKXwmzh1wdJBka?dl=0

Vídeo ‘Melhores Momentos – Dia 1”: https://goo.gl/amL6uN

Resultados atualizados em: www.ippon.org/ibsa_wc2018

Live Stream:

https://www.youtube.com/channel/UCBkrq1w8QCSmc7Qkm3bmvvw

Página Oficial do Evento no Facebook:

www.facebook.com/ibsajudoworldchampionshipodivelas2018

DOCUMENTOS RELACIONADOS