João Martinho conquista Bronze – Campeonato da Europa Sub-23

Nov 11 2017

João Martinho conquista Bronze – Campeonato da Europa Sub-23

Cumpriu-se este sábado, o segundo dia do Campeonato da Europa de Sub-23. A prova está a decorrer em Podgorica, capital de Montenegro, até domingo, dia 12 de novembro.

O ‘Sportshall Morača’ recebe 301 Atletas (168 masculinos e 133 femininas) em representação de 40 países, ao longo dos 3 dias da competição.

Este sábado, entraram nos tatamis 2 Judocas Lusos:

João Martinho (-81 kg) estreou-se com uma vitória confortável perante Bilgee Bayanaa, do Luxemburgo, somando 3 ‘waza-ari’ antes do ‘ippon’ final. Na ronda seguinte, defrontou o Campeão Mundial de Juniores 2017, Matthias Casse. Houve algum equilíbrio até metade do combate, altura em que o jovem português conseguiu o ‘ippon’ e a respetiva vitória sobre o belga. Nos quartos-de-final, contra o ucraniano Bohdan Zusko, conseguiu colocar-se em vantagem por ‘waza-ari’, resultado que soube gerir até ao final para garantir o triunfo. Dorin Gotonoaga, da Moldávia, era o obstáculo que separava João Martinho da final desejada. Apesar do esforço e depois de 7 minutos de combate, o judoca luso cedeu no período de ‘ponto de ouro’. No seu último e derradeiro combate, João Martinho defrontou o moldavo Nicon Zaborosciuc, conseguindo o ‘ippon’ em apenas 1 minuto e 23 segundos. Com este resultado o português subiu ao Pódio para receber a Medalha de Bronze.

Anri Egutidze, também na categoria -81 kg, não conseguiu ultrapassar o seu primeiro adversário – Nicon Zaborosciuc, da Moldávia. O vice-campeão europeu de juniores em 2015 marcou um ‘ippon’ com 1 minuto e 27 segundos decorridos, deixando o atleta português na 9ª posição.

Recordamos que no primeiro dia da prova, Maria Siderot sagrou-se Campeã EuropeiaJoana Diogo venceu a Medalha de Bronze e Francisco Mendes e Miguel Pisco terminaram em 9º lugar.

Portugal está presente com 7 JudocasJoana Diogo (-48 kg), Maria Siderot (-48 kg), Patrícia Sampaio (-78 kg), Francisco Mendes (-60 kg), Miguel Pisco (-60 kg), João Martinho (-81 kg) e Anri Egutidze (-81 kg). Os judocas são acompanhados pelos Treinadores Ana Hormigo e Pedro Soares.

Patrícia Sampaio (-78 kg) fecha a participação portuguesa amanhã, domingo. Os combates iniciam-se às 11h00 (-1h00 em Lisboa). O Bloco de Finais começa às 15h00.

DOCUMENTOS RELACIONADOS

PRESS RELEASE RELACIONADOS