Jorge Fonseca conquista Medalha de Bronze - Federação Portuguesa de Judo Jorge Fonseca conquista Medalha de Bronze - Federação Portuguesa de Judo

Jorge Fonseca conquista Medalha de Bronze

Fev 12 2017

Jorge Fonseca conquista Medalha de Bronze

Jorge Fonseca foi o melhor atleta luso no Grand Slam de Paris ao conquistar a Medalha de Bronze.

Este domingo, entraram nos tatamis os atletas portugueses: Diogo Lima (-81kg) e Jorge Fonseca (-100kg) que conquistou o 3º lugar no pódio.

Jorge Fonseca (-100 Kg) começou por derrotar o fortíssimo judoca Elmar Gasimov (AZE) – Medalha de Prata nos Jogos Olímpicos Rio de Janeiro 2016.

O atleta luso foi em frente vencendo os combates com Kyu-Won Lee da Coreia do Sul, 1º lugar do Grande Slam de Paris em 2014 e do Grande Slam de Tokyo em 2012, bem como Karl-Richard Frey da Alemanha, segundo classificado no World Championships Seniors 2015.

Já nas meias finais Jorge Fonseca teve pela frente Kentaro Iida do Japão, 3º lugar no Grand Slam de Tokyo 2016 e vencedor do Junior European Cup St. Petersburg 2016 atleta que se mostrou mais forte e venceu o combate.

Na repescagem o atleta da Estónia Grigori Minaskin foi eliminado por Jorge Fonseca que subiu ao pódio para receber a Medalha de Bronze. Durante a competição o judoca luso fez 4 ippons  e 3 waza-ri.

Diogo Lima (-81 Kg) não conseguiu fazer frente a Sergii Krivchach da Ucrânia, sendo eliminado no primeiro combate.

Chegou ao fim o Grand Slam de Paris, que se cumpriu este fim de semana, 11 e 12 de fevereiro. O ‘AccorHotels Arena’ recebeu 412 judocas (259 masculinos e 153 femininos) em representação de 61 países.

A Seleção Portuguesa esteve presente com 9 atletas: Joana Diogo (-48kg), Maria Siderot(-48kg) e Leandra Freitas (-52kg) no feminino e David Reis (-66kg), Sergiu Oleinic (-66kg), Jorge Fernandes (-73kg), Nuno Saraiva (-73kg), Diogo Lima (-81kg) e Jorge Fonseca(-100kg) no masculino, que foram acompanhados pelos treinadores Go Tsunoda, Ana Hormigo e Pedro Soares, e pelo fisioterapeuta Sérgio Morais.

No sábado entraram em competição Joana Diogo (-48kg), Maria Siderot (-48kg), Leandra Freitas (-52kg), David Reis (-66kg), Sergiu Oleinic (-66kg), Jorge Fernandes (-73kg) e Nuno Saraiva (-73kg).

Sergiu Oleinic (-66 kg) conseguiu derrotar os dois primeiros oponentes – o turco Sinan Sandal e o árabe Hamad Sulaiman, por ippon. Nos quartos de final defrontou o 5º classificado dos Jogos Olímpicos Rio de Janeiro 2016 – Antoine Bouchard. Após um combate renhido e só decidido por “ponto de ouro”, o canadiano conseguiu pontuar um “wazari” que afastou o português da semi-final. Nas repescagens, foi incapaz de contrariar o forte inicio de combate do georgiano Vazha Margvelashvili, que marcou dois “wazari”, pontuação que se manteve até ao final. Com este resultado, o olímpico do Sporting Clube de Portugal terminou a prova numhonroso 7º lugar.

Na categoria -73 kg, Jorge Fernandes mostrou estar em boa forma ao somar duas vitórias contra Ling Hon Tang (HKG) e Phridon Gigani (GEO). Na ronda seguinte teve pela frente o Vice-Campeão Olímpico Rustam Orujov. Apesar do esforço, o português não conseguiu impedir a vitória do atleta azeri.

As três Judocas Lusas, Joana Diogo (-48 Kg), Maria Siderot (-48 Kg) e Leandra Freitas (-52 Kg) entraram da melhor forma na prova ao derrotarem as suas primeiras adversárias. Na segunda ronda não conseguiram repetir o mesmo resultado, vindo as três atletas a alcançar uma classificação de honra (9º lugar).

David Reis (-66 kg) começou a competição na segunda ronda, mas não conseguiu ultrapassar o 5º classificado dos Jogos Olímpicos Rio de Janeiro 2016 – Adrian Gomboc (SLOV).

Nuno Saraiva (-73 kg) cedeu na primeira ronda contra o israelita Tohar Butbul.

Portugal ocupou a 15ª posição enquanto País presente no Grand Slam. Dado ser uma das provas mais forte a nível mundial, com pontuações mais elevadas para o Ranking Mundial, inclusive que o próprio Campeonato da Europa (Medalha de Ouro – GS, 1000 vs. EC 700), os atletas classificados pontuaram para a melhoria das suas posições neste RM (Jorge Fonseca, Sergiu Oleinic, Jorge Fernandes e as atletas femininas).

Aos 9 Atletas Lusos que participaram na prova, juntam-se agora Joana Ramos (-52kg), João Crisóstomo (-66kg), João Martinho  (-81kg) e Pedro Silva  (-90kg), para participarem no Estágio Internacional – Paris Training Camp 2017 que se realiza de 13 a 16 de fevereiro na capital francesa.


PRESS RELEASE RELACIONADOS