Maria Siderot sagra-se Campeã Europeia Sub-23 e Joana Diogo conquista Bronze – Campeonato da Europa Sub-23

Nov 10 2017

Maria Siderot sagra-se Campeã Europeia Sub-23 e Joana Diogo conquista Bronze – Campeonato da Europa Sub-23

Arrancou esta sexta-feira em Podgorica, o primeiro dia do Campeonato da Europa de Sub-23, com a presença de 4 Judocas Portugueses. A prova cumpre-se até domingo, dia 12 de novembro.

O ‘Sportshall Morača’, situado na capital de Montenegro, recebe 301 Atletas (168 masculinos e 133 femininas) em representação de 40 países.

Maria Siderot (-48 kg) estreou-se a vencer, num confronto equilibrado contra a romena Catalina Schiopu – depois de um empate no tempo regulamentar (um ‘waza-ari’ para cada lado), a portuguesa conseguiu o ‘ippon’ em período de ‘ponto de ouro’. No combate seguinte, contra a bielorussa Anfisa Kapayeva, voltou a haver equilíbrio e a ser decidido em ‘ponto de ouro’, com um ‘waza-ari’ a favor da atleta lusa. Na semifinal, dominou a britânica Kelly Staddon (Prata no Open Europeu de Belgrado 2017), somando um ‘waza-ari’, antes do ‘ippon’ final, com apenas 1 minuto e 11 segundos decorridos. Na final da competição, contra Andrea Stojadinov, conseguiu uma vantagem confortável, marcando 3 ‘waza-ari’ num minuto e meio. A judoca sérvia ainda conseguiu reduzir com 1 ‘waza-ari’, mas a poucos segundos do final do combate, Maria Siderot imobilizou-a para obter o ‘ippon’ e o Título de Campeã Europeia de Sub-23.

Joana Diogo, também da categoria -48 kg, começou a eliminar a atleta da casa e uma das favoritas à vitória da competição – Ivana Nikolic, por ‘ippon’. Nos quartos-de-final o combate durou apenas 15 segundos, depois da jovem lusa somar de novo um ‘ippon’, desta feita contra a belga Ellen Salens. Na semifinal, não conseguiu superiorizar-se à vice-campeã europeia de cadetes – Andrea Stojadinov, da Sérvia. No combate decisivo pelo pódio, Joana defrontou a azeri Gultaj Mammadaliyeva (Bronze no Open Europeu de Belgrado 2017). A atleta de Coimbra mostrou toda a sua superioridade ao marcar dois ‘waza-ari’ e o ‘ippon’ final em apenas 52 segundos de combate, arrecadando a Medalha de Bronze.

Francisco Mendes e Miguel Pisco, ambos da categoria -60 kg, venceram os seus primeiros adversários (Valentin Alipiev, da Bulgária e Lukas Klemm, da Alemanha, respetivamente), mas cederam na ronda seguinte, terminando em 9º lugar.

Portugal está presente com 7 JudocasJoana Diogo (-48 kg), Maria Siderot (-48 kg), Patrícia Sampaio (-78 kg), Francisco Mendes (-60 kg), Miguel Pisco (-60 kg), João Martinho (-81 kg) e Anri Egutidze (-81 kg). Os judocas são acompanhados pelos Treinadores Ana Hormigo e Pedro Soares.

Amanhã, sábado, entram nos tatamis João Martinho (-81 kg) e Anri Egutidze (-81 kg). Os combates iniciam-se às 11h00 (-1h00 em Lisboa). O Bloco de Finais começa às 16h00. Patrícia Sampaio (-78 kg) fecha a participação portuguesa no domingo.

DOCUMENTOS RELACIONADOS

PRESS RELEASE RELACIONADOS