Novos Campeões Nacionais de Judo – Campeonato AS Nacional de Seniores “Jogos Santa Casa” 2018 e 1ª Edição do Campeonato Nacional Paralímpico

Nov 10 2018

Novos Campeões Nacionais de Judo – Campeonato AS Nacional de Seniores “Jogos Santa Casa” 2018 e 1ª Edição do Campeonato Nacional Paralímpico

O primeiro dia do Campeonato AS Nacional de Seniores “Jogos Santa Casa” 2018 cumpriu-se este sábado, dia 10 de novembro, no Pavilhão Multiusos de Odivelas.

Neste primeiro dia da “Prova Rainha” do calendário nacional de Judo, estiveram 78 Judocas nos tatamis, distribuídos pelas categorias -73 kg, -81 kg, -90 kg, -100 kg e +100 kg masculinas e -63 kg, -70 kg e +70 kg femininas.

Depois de uma manhã recheada de grandes combates entre os Melhores Judocas Portugueses, os Blocos de Finais decidiram os novos Campeões Nacionais 2018.

Nas 3 categorias femininas competiram 16 Atletas. Ana Jorge (-63 kg), Bárbara Timo (-k0 Kg) e Filipa Sousa (+70 kg) venceram as finais e sagraram-se Campeãs Nacionais.

No masculino, foram disputadas 5 categorias por 62 judocas, coroando os novos Campeões: João Fernando (-73 Kg), Miguel Alves(-81 Kg), Tiago Rodrigues (-90 Kg), Pedro Silva (-100 Kg) e Diogo Silva (+100 Kg).

Destaque para Miguel Alves (-81 kg), Pedro Silva (-100 Kg) e Diogo Silva (+100 Kg) que conseguiram renovar os seus títulos.

Este sábado realizou-se pela primeira vez o Campeonato Nacional Paralímpico. A competição foi disputada em 3 categorias (-60 kg, -73 kg e +90 kg) por 10 Atletas. Sérgio Mendes (-60 kg), Djibrilo Iafa (-73 kg) e Aliu Baio (+90 kg) sagraram-se os primeiros Campeões Nacionais Paralímpicos nas respetivas categorias. Miguel Vieira (-66 kg), Margarida Mendes (-52 kg) e Tânia Sousa (+70 kg) também subiram ao pódio para receber o Título Nacional, apesar de não terem competido (falta de adversários).

Relembramos que estas competições surgem na sequência da aposta da FPJ no Judo Adaptado e Inclusivo, com o apoio doPrincipal Patrocinador  – Jogos Santa Casa (JSC).

Este domingo, são disputadas as restantes categorias do Campeonato AS Nacional de Seniores “Jogos Santa Casa” 2018. A Federação Portuguesa de Judo estreia também uma nova competição, o Campeonato Nacional de Judo Adaptado Deficiência Intelectual – Síndrome de Down, inserida no mesmo âmbito do CN Paralímpico. O Campeonato Nacional de Absolutos realiza-se igualmente este domingo, decorrendo em simultâneo com as outras provas. Todos os combates têm início previsto para as 10h00.

Declarações

Jerónimo Ferreira – Treinador da Seleção Paralímpica

“Este Campeonato Nacional Paralímpico é um marco, vai ficar para a história por ser o primeiro da modalidade. Pela proximidade com o Campeonato do Mundo de Judo para Cegos e Baixa Visão, aproveitamos também esta competição para ultimar a preparação e corrigir pequenos pormenores. Dos 6 Atletas que integram a Seleção Paralímpica, 4 são da zona de Lisboa e 2 são do Norte. Fizemos estágios de preparação ao longo do ano com toda a equipa, penso que estamos prontos. Excetuando algumas nuances, o Judo para Cegos é igual ao Judo Olímpico.”

João Fernando – Campeão Nacional -73 kg

“Penso que fiz uma prova segura e controlada. Este era o meu objetivo e estou contente por tê-lo alcançado. Neste momento estou focado nas provas de equipa pelo Sporting. Para o ano queria medalhar nas provas internacionais e entrar na corrida pelos Jogos Olímpicos.”

Bárbara Timo – Campeã Nacional -70 kg

“Estou muito contente com esta vitória. Treinei muito para esta prova. Em tom de brincadeira, comentei que a forma como tenho estado a treinar, parece que é para ser Campeã Olímpica. Sabia que estava bem preparada pela forma como treinei no meu clube.”

 

Fotos pódio Campeonato AS Nacional Seniores “Jogos Santa Casa”

Fotos pódios Campeonato Nacional Paralímpicos 

DOCUMENTOS RELACIONADOS