Portugal organiza Campeonato do Mundo de Judo para Cegos e Amblíopes - Odivelas 2018 - Federação Portuguesa de Judo Portugal organiza Campeonato do Mundo de Judo para Cegos e Amblíopes - Odivelas 2018 - Federação Portuguesa de Judo

Portugal organiza Campeonato do Mundo de Judo para Cegos e Amblíopes – Odivelas 2018

Abr 24 2018

Portugal organiza Campeonato do Mundo de Judo para Cegos e Amblíopes – Odivelas 2018

Maior Competição Mundial do calendário de Judo da International Blind Sports Federation (IBSA) realiza-se em Portugal, de 16 e 18 de novembro de 2018.

A candidatura conjunta da Federação Portuguesa de Judo (FPJ) e da Federação Portuguesa de Desporto para pessoas com Deficiência (FPDD), superou a concorrência dos Estados Unidos da América, Brasil, Grã-Bretanha e Uzbequistão, e contou com cartas de apoio ao evento por parte do Secretário de Estado da Juventude e Desporto – Dr. João Paulo Rebelo, do Presidente do Comité Paralímpico – Dr. José Lourenço e do Presidente da Câmara Municipal de Odivelas – Dr. Hugo Martins. A decisão foi tomada pelo Comité de Judo da IBSA.

Neste Campeonato do Mundo de Judo para Cegos e Amblíopes 2018, a organização espera cerca de 300 Atletas em representação de 50 países participantes. A última prova Mundial realizou-se há 3 anos (2015) em Seul, Coreia do Sul.

Portugal já conta com alguns Atletas Internacionais, incluindo Miguel Vieira (nos Jogos Paralímpicos Rio 2016 tornou-se no primeiro Judoca a representar Portugal), Djibrilo IafaRuben GonçalvesMagnos Nhanco, Sérgio Mendes, entre outros, mas espera aumentar o número de internacionais e preparar um grupo forte para a competição.

O Evento tem a duração de 3 dias (2 dias de competição individual e 1 dia de prova de equipas) e cumpre-se no Pavilhão Multiusos de Odivelas. Esta infraestrutura tem sido o palco das maiores competições nacionais e internacionais de Judo organizadas em terras lusas, sendo reconhecido como um espaço de excelência para a prática desportiva.

Recordamos que em 2015, Portugal recebeu o Campeonato da Europa de Judo para Cegos e Baixa Visão, realizado em Odivelas, e o sucesso dessa organização é apontado como um dos fatores que levaram ao parecer favorável por parte do Comité de Judo da IBSA.

DOCUMENTOS RELACIONADOS

PRESS RELEASE RELACIONADOS