Portugueses em busca do Pódio – Taça da Europa de Juniores Coimbra 2018

Mar 18 2018

Portugueses em busca do Pódio – Taça da Europa de Juniores Coimbra 2018

O último dia da Taça da Europa de Juniores – Coimbra 2018 cumpre-se este domingo no Pavilhão Municipal Multidesportos Dr. Mário Mexia. Ao longo deste fim-de-semana (17 e 18 de março), os tapetes conimbricenses receberam 455 Atletas (287 masculinos e 168 femininas) em representação de 25 paísesPortugal, anfitrião da prova, participa com 101 Atletas (65 masculinos e 36 femininos).

Esta manhã combateram 30 Judocas Lusos das categorias -63 Kg, -70 Kg, -78 Kg e +78 kg femininos e -81 Kg, -90 Kg, -100Kg e +100 Kg masculinos, com destaque para Patrícia Sampaio (-78 kg) que se encontram na semifinal da prova e para Miguel Alves (-81 kg) que vai disputar os quartos-de-final.

Alguns Judocas Lusos somaram vitórias e derrotas durante esta manhã, estando neste momento nas repescagens com aspirações de chegar ao Bronze.

Esta tarde realiza-se o Bloco de Finais e são entregues as Últimas Medalhas da Taça da Europa de Juniores.

Recordamos que no primeiro dia, Portugal conquistou 3 Medalhas de Bronze com  Ana Agulhas, Mafalda Ezequiel e Lucas Catarino. A Seleção Nacional conseguiu ainda alcançar mais três lugares de finalista (5º e 7º lugar), ocupando neste momento o 11º lugar entre os 25 países presentes.

Declarações:

Catarina Rodrigues – Diretora Desportiva da União Europeia de Judo

“Esta prova é o início do circuito europeu de juniores, uma prova que nos últimos anos tem vindo a crescer, aumentando sempre o número de participantes, é, sem dúvida, uma mais valia e o resultado também do trabalho que tem sido feito em anos anteriores. A prova está muito interessante, com equipas muito fortes, que possivelmente este ano no escalão júnior vão deixar a sua marca como é o caso dos italianos, os russos, os espanhóis e os israelitas. Também estão presentes algumas comitivas que habitualmente não vêm a esta prova, como o Canadá, a Nova Zelândia e Moçambique. De realçar o facto de estarem aqui representados os 5 continentes, o que não é habitual nas provas europeias. Para a organização de uma prova deste nível é preciso ter boas bases, como é o caso da parte logística, que para as equipas é muito importante. A questão dos alojamentos, dos transportes, tudo muito bem programado. Também a parte da alimentação e da proximidade entre os alojamentos e o local da prova. O sorteio e as pesagens também devem e correram sem sobressaltos. Dentro do pavilhão a parte da logística desportiva, as boas condições do pavilhão, a circulação dos atletas, o facto de conseguirem ver os combates seguintes, e também a boa experiência organizativa que Portugal tem que conta com uma equipa muito profissional, alguns deles até ainda são atletas. A prova tem de ser confortável para os atletas e para o público, não podemos descurar a parte do espetáculo, a parte do protocolo, etc. Este ano o facto de haver um ecrã LED veio permitir que os atletas e o público possam seguir a competição de uma forma mais efetiva. Com este ecrã conseguimos também fazer algumas brincadeiras, passar imagens diferentes, a medalha da Telma. As pessoas não têm a noção do que está por traz de toda esta tecnologia, tudo implica muitas horas de montagem em rede e que não pode falhar.”

Nuno Carvalho – Membro do Conselho de Arbitragem da União Europeia de Judo

“Estes dois dias de competição têm corrido muito bem. Temos pela primeira vez um tão elevado número de árbitros internacionais (10) o que confere a este evento uma qualidade superior.  A arbitragem tem corrido bastante bem até agora não tivemos nenhum problema, é uma competição forte, com atletas de países muito fortes e com a presença de árbitros de qualidade, que dão uma grande projeção sobre a forma como trabalhamos. O facto de estarem presentes um grande número de atletas claro que é muito mais exigente para os árbitros, é exigido muito mais concentração, o bom nível da organização ajuda muito, o facto de termos quatro áreas de competição, permite que a competição não se prolongue tanto.”

 

Nota: Com base nos combates realizados até às 13h00.

DOCUMENTOS RELACIONADOS

PRESS RELEASE RELACIONADOS