Sergiu Oleinic e Anri Egutidze conquistam o 5º Lugar no Grand Prix de Düsseldorf

Fev 25 2017

Sergiu Oleinic e Anri Egutidze conquistam o 5º Lugar no Grand Prix de Düsseldorf

Chegou hoje, dia 26, o fim da participação Portuguesa no Grand Prix de Düsseldorf, que teve início esta sexta feira, dia 24. Esta prova contou com a presença de 345 judocas (206 masculinos e 139 femininos) em representação de 49 países.

A Seleção Portuguesa esteve presente com 9 atletas: Joana Diogo (-48kg), Leandra Freitas (-52kg) e Yahima Ramirez (-78 kg) no feminino e Sergiu Oleinic (-66kg), Jorge Fernandes (-73kg), Nuno Saraiva (-73kg), Diogo Lima (-81kg), Anri Egutidze (-81kg) e Jorge Fonseca (-100kg) no masculino.

No primeiro dia de prova, entraram em competição Joana Diogo (-48kg), Leandra Freitas (-52kg) e Sergiu Oleinic(-66kg).

Sergiu Oleinic (-66 kg) conseguiu derrotar os dois primeiros oponentes – o espanhol Gar Uriarte e o atleta do Tajiskistão Asadullo Tokhirov. Nos quartos de final defrontou o Israelita Baruch Shmailov e após um combate renhido e só decidido por “ponto de ouro”, o canadiano conseguiu pontuar um “wazari”que afastou o português da semi-final. Nas repescagens, Sergiu Oleinic foi mais forte que o mongol Altansukh Dovdon e acabaria por vencer no período de ponto de ouro com um “wazari” o que lhe permitiu ir lutar pela medalha de bronze. Na luta pela medalha acabaria por cair, por culpa de dois “wazaris”, frente ao Israelita Tal Flicker. Com este resultado, o olímpico do Sporting Clube de Portugal terminou a prova num honroso 5º lugar.

As outras duas Judocas Lusas, Joana Diogo (-48 Kg) e Leandra Freitas (-52 Kg) caíram no primeiro combate frente às suas rivais, a ucraniana Maryna Cherniak e a canadiana Ecaterina Guica, respectivamente.

No segundo dia de prova, dia 25, entraram em prova Jorge Fernandes (-73kg), Nuno Saraiva (-73kg), Diogo Lima (-81kg) e Anri Egutidze (-81kg).

Destaque para Anri Egutidze (-81kg) que conquistou um honroso 5º lugar. O Atleta Português  conseguiu ultrapassar os dois primeiros rivais – o Polaco Lukasz Blach e o Alemão Dominic Ressel. Nos quartos de final  da prova enfrentou o Búlgaro Ivaylo Ivanov, combate decidido já no “ponto de ouro”, com o búlgaro a conseguir pontuar um “wazari” impedindo a chegado português à semi-final. Nas repescagens, Anri Egutidze superou o georgiano Ambako Avaliani no período de “ponto de ouro, resultado que lhe permitiu ir lutar pela medalha de bronze. Na luta pela medalha acabaria por sofrer um Ippon e assim perder frente ao moldavo Dorin Gotonoaga.

Jorge Fernandes (-73kg), Nuno Saraiva (-73kg), Diogo Lima (-81kg) perderam os seus primeiros combates.

Hoje, dia 26, entraram restantes atletas portugueses, Yahima Ramirez ( -78kg) e Jorge Fonseca (-100kg).

Jorge Fonseca começou da melhor maneira a bater o atleta alemão Philipp Galandi, mas acabaria por ceder, já em “ponto de ouro” através de Ippon, no segundo combate,  frente ao Japonês Aaron Wolf. A atleta portuguesa dos -78kg perdeu no seu primeiro combate frente à atleta Klara Apotekar. Mesmo assim, alcançou o 9° lugar na sua categoria.

Resultados atualizados em http://www.ippon.org/gp_ger2017.php

DOCUMENTOS RELACIONADOS