Telma Monteiro conquista o Bronze

Ago 8 2016

Telma Monteiro conquista o Bronze

Telma Monteiro fez História esta segunda-feira, dia 8 de agosto de 2016, ao conquistar a Medalha de Bronze nos Jogos Olímpicos Rio 2016.

Depois de Nuno Delgado em Sydney 2000, o Judo Português soma a segunda medalha olímpica. Telma Monteiro (-57 kg) começou a competição a vencer Darcina Manuel, da Nova Zelândia. A Atleta portuguesa entrou muito bem, somando 2 ‘yukos’ nos momentos iniciais e soube controlar o resto do combate.

Na ronda seguinte, enfrentou a líder do ranking mundial, Sumiya Dorjsuren, da Mongólia. Depois de um combate bastante equilibrado, foi preciso ir a ‘Ponto de Ouro’ para decidir a vencedora. Nessa fase, a vencedora, pela margem mínima de uma penalização, foi a no1 do mundo.

Com este resultado, Telma Monteiro foi relegada para as repescagens, onde enfrentou e derrotou a francesa Automne Pavia, nº7 da hierarquia. Depois de 1 minuto de combate equilibrado, a Judoca Portuguesa atacou, conseguindo uma ‘chave de braço’ que obrigou a francesa a desistir.

No seu último e derradeiro combate, a adversária foi a romena Corina Caprioriu (no10 do ranking). A Luta foi completamente dominada pela Portuguesa que cedo pontuou (yuko) e mostrou toda a sua experiência ao gerir o confronto até ao final.

Com esta vitória, Telma Monteiro sobe ao Pódio para receber a Medalha Olímpica que lhe escapava. Depois das medalhas em Europeus (5 de Ouro, 1 Prata e 5 Bronzes) e Mundiais (4 Pratas e 1 Bronze), a Judoca Lusa hasteou a Bandeira Nacional e recebeu a Medalha de Bronze dos Jogos Olímpicos Rio 2016.

Na categoria -73 kg, Nuno Saraiva estreou-se nos Jogos Olímpicos. O jovem judoca de 22 anos não conseguiu ultrapassar o seu primeiro adversário Miklos Ungvari (HUN), nº19 do ranking mundial.

No primeiro dia de competição para os Judocas Lusos, Joana Ramos e Sergiu Oleinic terminaram as suas prestações no honroso 9º lugar.

O próximo Judoca Português a competir é Célio Dias (-90 kg), que entra nos tatamis olímpicos esta quarta-feira às 14h00 (Hora de Lisboa).A competição decorre entre 6 e 12 de agosto na Arena Carioca 2.


loading

PROVAS RELACIONADAS

Ago 05 2016 a Ago 21 2016

Brasil

Jogos Olímpicos Rio 2016