Yahima Ramirez vence Medalha de Bronze – European Judo Open Women 2018

Fev 4 2018

Yahima Ramirez vence Medalha de Bronze – European Judo Open Women 2018

No último dia do European Judo Open Women 2018Yahima Ramirez conquistou a Medalha de Bronze e somou o segundo pódio para Portugal. A competição terminou este domingo e reuniu 141 Atletas Femininas (em representação de 19 países) no Pavilhão Multiusos de Odivelas.

A veterana Yahima Ramirez, de 38 anos, foi a única representante portuguesa no Bloco de Finais deste último dia de competição. A Judoca Lusa disputou a Medalha com a húngara Evelin Salanki, num combate que dominou por completo, somando um ‘wazari’ antes do ‘ippon’ final.

Recordamos que durante a manhã, Yahima Ramirez estreou-se a vencer, marcando um ‘ippon’ aos 26 segundos do combate contra Nurana Muradova, do Azerbaijão. Nos quartos-de-final defrontou a francesa Vanessa Dureau. Numa altura em que as duas judocas tinham dois ‘shidos’ somados, foi Yahima que cometeu a terceira penalização, perdendo o combate. Antes da final desta tarde, venceu nas repescagens por falta de comparência da sua adversária, Maike Ziech, da Alemanha, que sofreu uma lesão nos quartos-de-final.

Patrícia Sampaio (-78 kg) somou uma vitória neste European Judo Open Women 2018, mas não conseguiu evitar a derrota nos dois combates seguintes, terminando num honroso 7º lugar.

No primeiro dia da prova, Catarina Costa conquistou a Medalha de Bronze e Joana Diogo alcançou o 7º lugar. No total, Portugal somou 2 Medalhas de Bronze e 2 sétimos lugares.

© Rui Telmo Romão / European Judo Union

Joana Diogo, Maria Siderot, Mariana Esteves, Doina Babcenco e Catarina Costa estiveram esta manhã na Fan Zone a dar autógrafos e a conviver com o público presente no pavilhão, enquanto que, da parte da tarde, tivemos a presença da atleta Olímpica Joana Ramos.

Os últimos combates do European Judo Open Women 2018 cumpriram as expectativas com Judo ao mais alto nível. Giovanna Scoccimarro (-70 kg) da AlemanhaShiyu Umezu (-78 kg) do Japão Yelyzaveta Kalanina (+78 kg) da Ucrânia subiram ao   pódio para receber a respetiva Medalha de OuroJapão, com um total de 5 Medalhas (2 de Ouro, 1 de Prata e 2 de Bronze), foi o país mais medalhado.

Federação Portuguesa de Judo organiza entre os próximos dias 5 e 7 de fevereiro, o “Women Internacional Training Camp”, um estágio internacional para atletas femininas (independentemente da sua participação na prova). O ‘Training Camp’ cumpre-se no INATEL da Costa de Caparica (Almada), com a presença de Atletas do Japão, Brasil, Israel, Rússia entre outros.

 

Resultados Finais

Uma imagem com captura de ecrã  Descrição gerada com confiança muito alta

 

Declarações

Yahima Ramirez – Medalha de Bronze

“Estava muito nervosa, por mim, pelo judo e pelos meus amigos e família, apesar da minha experiência. Foram combates muito difíceis e depois nem tudo correu bem. Antes de entrar no tapete as minhas pernas tremiam imenso, nem sabia como ia combater, mas depois ganhei uma energia enorme quando pisei o tapete. Foi um bocadinho frustrante o combate com a francesa porque cometi um erro, foi demasiado subtil, mas prejudicou-me. A tristeza foi porque nem sequer fui projetada, foi por um castigo, mas pronto. Quando estou no tapete só penso em atacar, venho um pouco atrás para ganhar espaço, mas não correu bem. No combate com a atleta húngara, foi bom, já a conhecia do circuito internacional, já tínhamos partilhado o pódio no bronze na prova da Roménia. É sempre importante ganhar uma medalha, mas quando jogamos em casa ainda mais. Estou muito feliz por ter contribuído com uma medalha para a seleção.”

 

Patricia Sampaio – 7ª Classificada

“Foi uma boa experiência, uma boa aprendizagem, cometi pequenos erros próprios da falta de experiência frente a adversárias que tem alguns anos deste circuito, foi a minha primeira vez. No primeiro combate consegui ultrapassar essas dificuldades, na repescagem começou por ser uma luta muito igual, mas depois a minha inexperiência não permitiu ser mais forte. Agora vou-me preparar para o campeonato nacional e outras provas júnior.”

 

Ana Hormigo – Treinadora da Seleção Nacional

“Fechar este European Open com a Yahima a vencer a Medalha de Bronze foi excelente, além da Medalha da Catarina no 1º dia. Claro que nós ambicionamos sempre mais, mas a Yahima fez uma prova com grande nível, já a preparar o Grand Slam de Paris. É uma boa forma de motivar as outras atletas mostrando que isto é possível. Tínhamos atletas muito jovens como é o caso da Patrícia que fez excelentes combates, nota-se a falta de experiência a nível internacional sénior, mas fez combates de nível muito elevado com adversárias com grande experiência internacional. Por isso também ela está de parabéns pela sua prestação ao ocupar o 7º lugar. Esta semana temos um bom estágio com seleções do Japão, Israel, Rússia uma oportunidade única para treinar a este nível.”

 

Nota:

Resultados completos: www.ippon.org/cont_open_por2018.php

DOCUMENTOS RELACIONADOS