Maria Siderot foi a melhor portuguesa no primeiro dia de competição no Grand Slam de Tashkent ao alcançar o 7º lugar na categoria de -48kg. A portuguesa encerrou a sua participação em Tashkent com duas vitórias, cedendo nos quartos de finais e na repescagem.
O circuito Mundial do Judo regressou este fim de semana, com a realização do Grand Slam de Tashkent.
As primeiras categorias a entrar em competição foram os -48 kg, -52 kg e -57 kg femininas, enquanto que nos masculinos foram as categorias de -60 kg e -66 kg masculinas.
Maria Siderot, nos -48 kg foi a melhor prestação portuguesa do dia, ao obter o 7º posto. De salientar que a Maria fez em Tel Aviv o seu regresso e que este Grand Slam foi a sua segunda competição, após ter estado afastada das competições devido a lesão.
Maria Siderot (-48 kg) começou a sua participação ao defrontar a atleta turca Gulkader Senturk, as duas já se tinham defrontado anteriormente no circuito de juniores, estando “empatadas” no confronto entre as duas. O combate de hoje foi apenas decidido no tempo suplementar (golden score), tendo a vitória sorrido para a portuguesa, ao marcar wazari. No seu segundo confronto, Maria Siderot teve pela frente a atleta koreana Yeonju Oh, onde, novamente, o combate se prolongou até ao golden score, levando a portuguesa a melhor, ao marcar vantagem máxima, ippon, e colocando-a nos quartos de final contra a atleta espanhola Laura Martinez. Nos quartos de final, a atleta espanhola foi mais feliz ao contra-atacar a judoca portuguesa, marcando wazari e conseguindo segurar a vantagem até ao fim, atirando assim Maria Siderot para as repescagens da competição. Já nas repescagens, após um combate equilibrado, já no golden score, Maria Siderot acabou por ser penalizada com três castigos (shidos), que ditaram assim a vitória para a sua oponente e afastaram a possibilidade da luta pela medalha, ficando assim com o 7º lugar.
Maria Siderot:
“Depois da minha grande paragem pós lesão, consegui sentir-me confiante outra vez e superar as minhas adversárias. Fiz combates bastante exigentes, uma vez que foram 3 combates com golden score, que puseram em prova a minha forma física e mental. Este 7º lugar serve-me de motivação para continuar a evoluir e faz-me acreditar que estou a trabalhar no caminho certo para as próximas provas do circuito mundial, incluindo o europeu que vamos ter em casa.
Quero deixar um agradecimento à FPJ que continua a proporcionar treinos de elevado nível semanalmente, que me ajudam a chegar aqui na minha melhor forma possível. Agradecer aos meus colegas de seleção e de treino que me obrigam à superação diária. Por fim, mas não menos importante, agradecer aos meus treinadores da seleção e do Sporting que nunca deixam de acreditar em mim e que trabalham diariamente para fazer de mim a melhor atleta.”
Joana Diogo e Joana Ramos, ambas da categoria dos -52 kg, e Wilsa Gomes da categoria dos -57kg foram afastadas da competição nas suas rondas inaugurais. Joana Diogo foi travada pela atleta Mongol, atual 18º do ranking mundial e finalista neste Grand Slam. Por sua vez, Joana Ramos não conseguiu ultrapassar a atleta israelita Gefen Primo, ao perder por wazari nos segundos finais do combate.
Nos -57kg, Wilsa Gomes, foi afastada por ippon pela 10ª do ranking mundial, Chen-Ling Liam (TPE), que acabou por alcançar a final da categoria.
Já Rodrigo Lopes (-60kg) venceu o seu primeiro combate contra o atleta do Damir Bolatbekov (KAZ), com a vantagem máxima de ippon, por acumulação de castigos. No seu segundo combate teve pela frente o atleta belga Jorre Verstraeten, onde o atleta português foi penalizado com três shidos, que ditaram assim a vitória para o seu oponente.
Amanhã, sábado, onde serão disputadas as categorias de femininos (-63 kg e -70 kg) e masculinos (-73 kg e -81 kg), destaque para o português João Fernando (-73 kg) que será o único representante português em prova e onde terá pela frente Petru Pelivan da Moldávia.
Os combates iniciam-se às 09h30 locais (04h30 em Portugal Continental) e pode acompanhar em direto em live.ijf.org
Recordamos que a comitiva portuguesa presente no evento é composta por seis atletas (4 femininas e 2 masculinos): Maria Siderot (-48 kg), Joana Diogo (-52 kg), Joana Ramos (-52 kg), Wilsa Gomes (-57 kg). Já a seleção masculina é representada por Rodrigo Lopes (-60 kg) e João Fernando (-73 kg).