Realizou-se este fim de semana, nos dias 6 e 7 de outubro, na cidade italiana de Olbia, o Campeonato Mundial de Veteranos.
Olbia recebe cerca de 1105 Atletas (922 masculinos e 183 femininas), em representação de 46 países para o Campeonato do Mundo de Veteranos, enquanto no Campeonato do Mundo de Katas irão estar presentes 174 atletas masculinos de 28 países diferentres.
António Boloto (-100kg) conseguiu a melhor classificação portuguesa na prova, alcançando um 5º lugar na sua categoria. O atleta luso venceu na 1º ronda o atleta ucraniano Viacheslav Kleshnia, mas no seu segundo combate frente ao atleta do Tajikistão Karimjon Merganov, acabou por não levar a melhor. O Português viria a encontrar na primeira ronda e segunda ronda de repescagem os atletas da “casa” Giovanni Prezzi e Massimo Laurenzi, levando-os por vencido, o mesm0 não aconteceu na terceira ronda de repescagens onde caiu frente ao brasileiro Glauber Aragao, falhando assim a medalha de Bronze na competição.
Alexandre Vieira (-90kg) na 1º ronda da competição encontrou-se com o atleta britânico Mehran Hafezi, vencendo-o e passando à fase seguinte, onde lutou e perdeu com o atleta do Kazaquistão Dauren Mukushev. Na 1º ronda de repescagem o atleta português levou de vencido o chileno Aldo Miranda, mas o luso voltaria a ceder junto de um atleta do Kazaquistão, desta vez de nome Denis Korobkov, afastando-o assim da competição e garantindo-lhe o 7º lugar.
Portugal vai estar representado em Olbia, primeiro, na categoria de Veteranos através de 9 atletas (8 masculinos e 1 feminino): Lúcio Conceição (-60 kg), Eric Domingues (-66kg), Filipe Rosa (-81kg), Rui Fonseca (-90kg), Alexandre Vieira (-90kg), António Boloto (-100kg) e António Costa (+100kg) no masculino e Carolina Costa (-52kg) no feminino.