Joana Crisóstomo (-70kg) alcançou o 5º lugar no Grand Slam de Tbilisi enquanto Anri Egutidze, na categoria dos -81kg, foi 7º classificado.
No segundo dia de competição foi a vez das categorias de -63 kg, -70 kg femininas e -73 kg e -81 kg masculinas entrarem em competição. Portugal fez-se representar por Joana Crisóstomo (-70kg), João Fernando (-73kg) e Anri Egutidze (-81kg) neste segundo dia de competição.
Joana Crisóstomo foi a melhor atleta portuguesa no dia de hoje em Tbilisi, ao alcançar o 5ºlugar. No primeiro combate defrontou Xiaoqian Sun (CHN) onde, em período de golden score, projetou a sua adversária por wazari, vencendo assim o combate. Na ronda seguinte, encontrou a atelta ucraniana Yelyzaveta Lytvynenko, onde também venceu por wazari. Já nos quartos de final, cedeu perante a atleta da Rússia, Madina Taimazova, ao ser imobilizada, caindo assim para a repescagem da competição. No combate da repescagem, levou a melhor perante a atleta australiana Aoife Coughlan, ao vencer pela vantagem máxima (ippon), marcando assim a sua presença no bloco de finais. No combate de atribuição de medalha bronze, não conseguiu superar a sua oponente, Gabriella Willems (BEL), ao sofrer uma chave de braço e consequente vitória por ippon para a adversária, obtendo assim o 5ºlugar.
Do lado masculino, Anri Egutidze (-81kg), venceu os seus dois primeiros confrontos, ambos por wazari. Nos quartos de final, encontrou o atleta belga Sami Chouchi, que viria a sagrar-se vencedor deste Grand Slam, e que levou a melhor sobre o atleta português ao vencer por ippon. No combate da repescagem, Anri não conseguiu superar o seu adversário Murad Fatiyev, ao ser projetado por wazari, ditando assim o seu afastamento da luta pelo bronze.
João Fernando, na categoria de -73kg, venceu o seu primeiro combate contra o atleta Lucas Diallo (BUR), por acumulação de castigos. No seu segundo confronto, não conseguiu levar a melhor sobre Tsogtbaatar Tsend-Ochir (MGL), vencedor da competição, ao perder por ippon.
Relembramos que ontem Joana Ramos alcançou a medalha de bronze nos -52kg e Catarina Costa o 5º lugar na categoria de -48kg.
Amanhã é o último dia de competição e teremos em prova Rochele Nunes, na categoria de +78kg e Jorge Fonseca, na categoria de -100kg. As eliminatórias iniciam às 07h30 de Portugal Continental e podem ser acompanhadas em direto em live.ijf.org
Declarações Joana Crisóstomo:
“Foi o meu primeiro Grand Slam estou muito feliz com resultado e com os combates que fiz, apesar de não ter conseguido a medalha, agora tenho que continuar a treinar, pois ainda há muito a melhorar!”