Joana Ramos é bronze em Tbilisi

Mar 26 2021

Joana Ramos é bronze em Tbilisi

Joana Ramos de bronze e Catarina Costa 5º lugar. Os judocas portugueses viajaram esta semana rumo à Geórgia para disputarem o Grand Slam de Tbilisi. A competição iniciou hoje, e o grande destaque vai para Joana Ramos que alcançou a medalha de bronze.

As categorias que entraram hoje em competição foram os -48 kg, -52 kg e -57 kg femininas e os -60 kg e -66 kg masculinas. Catarina Costa, Joana Diogo, Joana Ramos, Wilsa Gomes, Rodrigo Lopes e João Crisóstomo foram os representantes portugueses que competiram neste primeiro dia de competição.

Joana Ramos (-52kg) foi a melhor atleta portuguesa em competição ao alcançar um brilhante 3ºlugar e a amealhar preciosos pontos para a qualificação olímpica. No primeiro combate defrontou a atleta Taciana Lima (GBS) onde conseguiu projetar por duas vezes, conseguindo assim a vitória. Na ronda seguinte a sua oponente foi a inglesa Yasmin Javadian, no fim do tempo regulamentar o combate encontrava-se empatado, ficando a decisão do combate decidida no golden score, onde Joana conseguiu brilhantemente o ippon, que lhe deu a vitória e o acesso aos quartos-de-final, onde teria pela frente atual vice-campeã olímpica da sua categoria, Odette Giuffrida (ITA). Neste combate, não conseguiu travar a sua adversária, cedendo por wazari e caíndo assim nas repescagens. Já nas repescagens, venceu por ippon a atleta da Holanda, Naomi Van Krevel e carimbou assim a sua passagem para os blocos de finais onde lutaria pela tão desejada medalha de bronze. O combate para o bronze foi bastante equilibrado, sendo apenas decidido no golden score. A experiência falou mais alto, e de uma forma muito inteligente, a atleta portuguesa conseguiu que a sua oponente fosse sancionada com o terceiro castigo, ficando assim a medalha de bronze entregue a Joana Ramos.

Destaque ainda para Catarina Costa (-48kg) que alcançou o 5º lugar na sua categoria. No seu percurso, venceu no combate inaugural a atleta Leyla Aliyeva (AZE), já no combate seguinte não conseguiu ultrapassar a atleta Francesca Milani (ITA), que viria a conquistar a medalha de prata nesta prova. Nas repescagens, venceu a atleta belga Lois Petit e no combate de atribuição da medalha de bronze encontrou a atleta eslovena Marusa Stangar, tendo a vitória sorrido à sua adversária.

Wilsa Gomes, na categoria de -57kg, venceu o seu primeiro combate, tendo perdido o seu segundo combate com a atleta Russa, Daria Mezhetskaia, que viria a conquistar a medalha de bronze da categoria. Joana Diogo, Rodrigo Lopes e João Crisóstomo também participaram nesta competição, mas não conseguiram ultrapassar os seus adversários.

Amanhã é o segundo dia do Grand Slam de Tbilisi e teremos em competição Joana Crisóstomo (-70kg), João Fernando(-73kg) e Anri Egutidze (-81kg). A competição inicia às 06h00 em Portugal Continental e pode ser acompanhada em direto em live.ijf.org

Declarações Joana Ramos:

“Esta medalha significa superação, significa nunca deixar de lutar pelos sonhos, abraçar os desafios, e que aos 39 é impossível, mas é para os outros, não para mim. Por isso, não desistam antes do tempo”

    DOCUMENTOS RELACIONADOS