Portugal conquistou 2 Medalhas de Bronze, por intermédio de Carolina Paiva e Fábia Conceição (ambas da categoria -78 kg), no primeiro dia da Taça da Europa de Juniores – Coimbra 2022 que se cumpriu este sábado, 19 de março, no Pavilhão Desportivo do Colégio da Imaculada Conceição, em Cernache (Coimbra). Ao longo dos dois dias da prova, estão presentes 391 Atletas (167 Femininas e 224 Masculinos), em representação de 21 Países.
Neste dia inaugural, dedicado às categorias -63 kg, –70 kg, –78 kg e +78 kg femininas e –60 kg, –66 kg e –73 kg masculinas, estiveram em ação 33 Portugueses (8 Femininas e 25 Masculinos).
Carolina Paiva (-78 kg) estreou-se nos quartos-de-final (a categoria foi composta por 12 Atletas) com um triunfo, por ‘wazari’ sobre a italiana Irene Caleo (que conta com várias medalhas no Circuito Europeu de Cadetes). Na semifinal não conseguiu ultrapassar Lieke Derks (Bronze no Campeonato da Europa de Juniores 2021), sofrendo o ‘ippon’ da neerlandesa aos 2 minutos do encontro. Na luta pelo Pódio, encontrou a italiana Carolina Mengucci (que no ano passado em Coimbra conquistou o Bronze). Carolina Paiva precisou apenas de 16 segundos para alcançar o ‘ippon’ e conquistar a Medalha de Bronze.
Também na categoria -78 kg, Fábia Conceição eliminou Ilana Bouvier nos oitavos-de-final, por acumulação de ‘shidos’ da francesa. Na ronda seguinte, não conseguiu contrariar a superioridade da neerlandesa Lieke Derks (que também derrotou a portuguesa Carolina Paiva no encontro seguinte e venceu o Ouro na prova), sofrendo ‘wazari’ antes do ‘ippon’ final. Garantiu um lugar no Bloco de Finais ao vencer a italiana Irene Caleo (outra das adversárias da compatriota Carolina Paiva) a 5 segundos do fim, por acumulação de ‘shidos’. No seu último e derradeiro combate, conseguiu dominar Jade Omerkoylu, acabando por alcançar o ‘ippon’ a cerca de um minuto do fim, numa altura em que a neerlandesa já tinha 2 ‘shidos’. Com este resultado, Fábia Conceição conquista a Medalha de Bronze.
Tomás Gomes (-73 kg) começou a sua prestação na segunda ronda, onde eliminou o estónio Matheas Trilljarv por ‘ippon’. Somou a segunda vitória na prova ao derrotar o italiano Giuseppe Santoro na ronda seguinte, novamente por ‘ippon’, a 26 segundos do fim. Nos Quartos-de-final, disputou um encontro equilibrado com o britânico Ethan Nairne, mas acabou por ceder por acumulação de ‘shidos’, após cerca de 2 minutos de ‘golden score’. Na repescagem, o jovem luso não conseguiu superar o francês Nabil Hachem. Com este resultado, Tomás Gomes alcança um honroso 9º lugar, a melhor classificação entre os masculinos portugueses.
Desta forma, no final do primeiro dia, Portugal ocupa o 7º lugar do ranking (em igualdade com o Reino Unido) entre os 21 países presentes na prova. A Itália lidera a tabela com 2 Medalhas de Ouro, 2 de Bronze e 3 de Bronze conquistadas. Países Baixos (2 Ouro, 1 Prata e 2 Bronze) e França (1 Ouro, 3 Prata e 2 Bronze) completam o pódio.
Recordamos que o evento integra o Circuito Europeu de Juniores, reunindo alguns dos Melhores Jovens Judocas do Mundo e permite pontuar para o Ranking Mundial do escalão. Portugal está presente com 55 Judocas (18 Femininas e 37 Masculinos), que são acompanhados pelos Treinadores Nacionais do escalão – Marco Morais e António Saraiva,
Os combates recomeçam este domingo às 09h00, com as categorias -48 kg, –52 kg e –57 kg femininas e –81 kg, –90 kg, -100 kg e +100 kg masculinas em ação. Portugal é representado por 22 Atletas.
Notas:
Resultados, Streaming e mais informação: live.ijf.org/cont_cup_jun_por2022/overview
Fotografias: https://www.eju.net/gallery/ecup-u21-coimbra-2022/224488/