No último dia do Grand Slam de Baku subiram ao tapete Rochele Nunes (+78kg) e Jorge Fonseca (-100kg). Na véspera Bárbara Timo e João Fernando tinham ficado à beira do pódio, ambos em 5º lugar na categoria de -63kg e -81kg, respetivamente.
Rochele Nunes começou o seu dia de competição a vencer por ippon no combate com Moira Morillo da República Dominicana. Saiu vencedora por wazari no confronto com Hila Ozturk da Turquia.
Voltou a vencer por ippon no combate com Elis Startseva (AIN) conquistando o direito de estar na discussão do título nas finais onde se confrontou com a judoca brasileira Beatriz Sousa cedendo por ippon. Rochele conquistou a Medalha de Prata.
O primeiro combate de Jorge Fonseca foi com Leonardo Gonçalves do Brasil vencendo por wazari. Seguiu-se Matuey Kanikovskiy (AIN)
que venceu por ippon o judoca luso. Na repescagem foi mais forte que o alemão George Udsilavri e voltou a vencer por wazari. Frente ao atleta francês Aurelien Diesse cedeu por ippon terminando na classificação geral na 5ª posição.
Portugal nesta competição venceu a Prata com Rochele Nunes, o 5º lugar com João Fernando, Bárbara Timo e Jorge Fonseca e a 7ªposição com Telma Monteiro.
Recordamos que se cumpriu este fim de semana de 22 a 24 de setembro o Grand Slam de Baku que conta com a presença 7 judocas lusos da seleção nacional.
Desde sexta-feira e até este domingo, Jorge Fonseca (-100kgs), João Fernando (-81 kg), Maria Siderot e Joana Diogo (-52 kg), Telma Monteiro (-57 kg), Bárbara Timo (-63 kg) e Rochele Nunes (+78 kg) estiveram nos tatamis, tendo em vista o apuramento para os Jogos Olímpicos de Paris-2024.
Acompanharam a Seleção portuguesa os Treinadores Pedro Soares e Marco Morais.
Presentes na competição estiveram 264 atletas masculinos e 182 femininos em representação de 61 nações dos 5 continente que querem garantir o máximo de pontos, reforçando o apuramento para Paris 2024.