Este sábado com a bandeira de Portugal estiveram nos tatamis os seguintes atletas – Bárbara Timo (-63 kg), (-70kgs) Tais Pina e Joana Crisóstomo, e em masculino marcaram presença Otari Kvantidze e Thelmo Gomes em (-73kgs), João Fernando e Anri Egutidze em (-81kgs).
Destaque para (-70Kgs) Tais Pina (PEO – Projeto Esperanças Olímpicas) que subiu ao pódio para receber a Medalha de Prata.
Tais começou por combater com a judoca M. Gulnoza (UZB) que venceu por ippon. Seguiu-se A. Samardzic (BIH) que eliminou por wazari. Nos quartos de final voltou a vencer por wazari Kim Polling dos Países Baixos. Em apenas 1’13’’ venceu por ippon frente á adversária australiana Aoife Com Gylan. Nos combates finais frente á judoca austríaca Michaela Polleres perdeu por wazari subindo ao pódio para receber a Medalha de Prata.
João Fernando (-81kgs) subiu ao pódio para receber a Medalha de Bronze. Omar Rajabli do Azerbaijão foi o seu primeiro adversário que venceu por ippon em apenas 0’.17’’. Seguiu-se o atleta dos Países Baixos – Frank De Wit que eliminou também por ippon. Voltou a vencer desta vez por wazari Alan Khubatso (AIN). Só frente ao judoca do Canadá – Francois Drapeau perdeu por wazari. Na repescagem o judoca luso venceu por wazari o adversário da República da Moldávia – Victor Sterpu. Na luta pelo Bronze João Fernando saiu vencedor por ippon frente ao judoca brasileiro Guilherme Schimit.
Joana Crisóstomo (-70kgs) teve pela frente a inglesa Kelly Pollard que venceu por wazari mas no combate com Ai Tsumoda de Espanha perdeu por ippon.
Bárbara Timo (-63kgs) teve como primeira adversária Anja Obradovic (SRB) que venceu por ippon. No combate seguinte frente á australiana Magalena Krssakova da Áustria foi eliminada também por ippon.
Em (-73kgs) marcou presença Otari Kvantidze que enfrentou o atleta da Arábia Saudita – Sulaiman Hamad vencendo o adversário por ippon em apenas 2’18’’. Frente ao judoca tailandês M. Terada foi eliminado por wazari. No mesmo peso combateu Thelmo Gomes frente Adil Osmanov da República da Moldávia cedendo por ippon.
Anri Egutidze em (-81kgs) enfrentou Sharofiddin Bultaboev do Uzbequistão, perdendo por ippon.
No último dia de combates estarão nos tapetes (-78kgs) Patrícia Sampaio que combate com Milica Cvijic da Sérvia e Jorge Fonseca no peso (-100 kgs) que se encontra no tatami com Daniel Dichev da Bulgária .
Acompanham a seleção lusa os Treinadores Marco Morais e Pedro Soares.