A Taça da Europa de Juniores – Coimbra 2022 terminou este domingo, 20 de março, após dois dias de combates entre os Melhores Jovens Judocas do Mundo no Pavilhão Desportivo do Colégio da Imaculada Conceição, em Cernache (Coimbra). Ao longo dos dois dias do evento estiveram em ação 391 Atletas (167 Femininas e 224 Masculinos), em representação de 21 Países.
O último dia da competição reuniu os Judocas das categorias -48 kg, –52 kg e –57 kg femininas e –81 kg, –90 kg, -100 kg e +100 kg masculinas, incluindo 22 Portugueses (10 Femininas e 12 Masculinos).
Na sua primeira competição internacional na categoria -57 kg (competia nos -52 kg), Teresa Santos estreou-se com uma vitória por ‘ippon’ na primeira ronda contra a irlandesa Lucy Hickson. Na segunda ronda, precisou apenas de 20 segundos para superar a italiana Chiara Zuccaro (que viria a vencer o Bronze). O encontro seguinte, perante a polaca Oliwia Watorek, revelou-se mais equilibrado, apenas resolvido no ‘golden score’ com um ‘wazari’ nos primeiros 30 segundos desse período. Nos Quartos-de-final, a portuguesa regressou aos triunfos rápidos, ultrapassando a neerlandesa Vera Raspe com um ‘ippon’ em 10 segundos. Falhou o acesso à final, após ceder por acumulação de ‘shidos’ contra a espanhola Marta Garcia Martin (que em 2021 conquistou o Bronze) na semifinal. Na luta pelo pódio, encontrou a italiana Thauany Capanni Dias (que em fevereiro venceu a Prata no Open de Sarajevo de Seniores), mas voltou a acumular 3 ‘shidos’. Com este resultado, Teresa Santos termina num honroso 5º lugar.
Raquel Brito (-48 kg) começou a sua prestação na segunda ronda, onde não conseguiu vencer a italiana Anna Iovino, cedendo por ‘wazari’. Somou a primeira vitória na repescagem contra a canadiana Marie-Pie Gingras. No encontro seguinte, continuou no caminho dos triunfos, eliminando Nemesis Candelo, do Panamá, por ‘ippon’, a 13 segundos do fim. A luta pelo acesso ao Bloco de Finais, com a espanhola Aitana Diaz Hernandez, revelou-se equilibrada, mas foi Raquel Brito a ceder, por ‘wazari’, após 2 minutos e 23 segundos de ‘golden score’, concluindo a sua prestação na 7ª posição.
Também na categoria -48 kg, Denisa Grecu entrou a perder na prova, cedendo a um minuto do fim, por ‘ippon’, contra a italiana Giulia Ghiglione. Na repescagem, conseguiu eliminar Maria Rojas Gonzalez, por acumulação de ‘shidos’ da espanhola. Denisa Grecu terminou a sua caminhada no 9º lugar ao ser superada no encontro seguinte, por ‘ippon’, frente à espanhola Eva Perez Soler (vencedora da Taça da Europa de Bucareste em 2021).
Portugal manteve o número de medalhas, após as 2 de Bronze de Carolina Paiva e Fábia Conceição no primeiro dia. Com estes resultados, a Seleção Nacional caiu para o 12º lugar do ranking entre os 21 países presentes na prova. A Itália manteve a tendência do dia inaugural, terminando o evento na liderança da tabela com umas incríveis 17 Medalhas (4 de Ouro, 5 de Prata e 8 de Bronze). Os Países Baixos também garantiram o segundo lugar do pódio com 8 Medalhas (3 de Ouro, 1 de Prata e 4 de Bronze), enquanto a Espanha ultrapassou a França e garantiu um lugar no pódio (2 Medalhas de Ouro, 1 de Prata e 2 de Bronze).
Recordamos que o evento que integra o Circuito Europeu de Juniores, reuniu alguns dos Melhores Jovens Judocas do Mundo e permitiu pontuar para o Ranking Mundial do escalão. Portugal esteve presente com 55 Judocas (18 Femininas e 37 Masculinos).
Notas:
Resultados e mais informação: live.ijf.org/cont_cup_jun_por2022/overview
Fotografias: https://www.eju.net/gallery/ecup-u21-coimbra-2022/224488/